Visita ao Planetário e Jardim Botânico

Planetário

No dia 4 de outubro pelas 9,00h, os alunos da turma A do 10º ano inscritos nas disciplinas de Física e Química A e Biologia e Geologia, participaram na atividade de laboratório no planetário e visualizaram a sessão “Alma - à procura das origens”.

Os alunos deslocaram-se em autocarro público e foram acompanhados pelas professoras das disciplinas referidas, respetivamente Ana Paula Braga e Cláudia Araújo. Estava ainda agendada uma visita ao jardim botânico que não foi possível realizar uma vez que as condições atmosféricas não o permitiram.

Tiveram uma visão atual do Universo e compreenderam as temáticas que estudam na unidade 1 de Química, no âmbito da disciplina de Física e Química A e Biologia:

• A complexa organização do Universo;
  • Teorias sobre a história do Universo;
  • A formação estelar de elementos químicos;
  • Espetros. Construção de um espetroscopio;
  • Observação de espetros de elementos químicos.

Os objetivos propostos para esta visita foram totalmente alcançados, no que diz respeito ao trabalho no planetário. Os alunos foram muito participativos. Com empenho e interesse construíram um espetroscópio com cartolinas e CD’s.

A segunda parte da visita não foi possível de realizar. A chuva que caiu no dia anterior, e mesmo neste dia, inviabilizou a possibilidade de percorrer o jardim botânico para observar as espécies que aí crescem. Assim, o tempo disponível para o planetário foi alargado permitindo aprofundar mais o trabalho aí proposto, com a ajuda do astrofísico Dr. Filipe Pires que nos deu apoio científico durante toda a visita.

Planetário

Está em... Início Arrow Atividades Arrow Ano Letivo 2013/2014 Arrow Visita ao Planetário e Jardim Botânico