Visita à Assembleia da República

Assembleia da República

No dia 15 de janeiro, as turmas do 11º ano, acompanhadas pelos professores Rui Louro Mendes, Bárbara Rocha e Estela Silva, deslocaram-se à Assembleia da República para uma visita guiada ao Palácio de S. Bento e poderem assistir à reunião plenária agendada para aquele dia.

De manhã, tiveram a oportunidade de, já no edifício do Parlamento, explorar os ecrãs interativos e assistir a um vídeo com todas as informações relevantes acerca da Assembleia da República. De seguida, fizeram uma visita guiada à Escadaria Nobre, podendo apreciar o impressionante candeeiro de 1191 Kg e com 144 lâmpadas. Passaram à Sala do Senado, utilizada para reuniões de comissões, para trabalhos dos grupos parlamentares, para sessões solenes, seminários, colóquios, reuniões internacionais e, ainda, para sessões nacionais do Parlamento dos Jovens. Deslumbraram-se com a decoração pictural do Salão Nobre dedicada à temática da expansão marítima portuguesa e conheceram a antecâmara da Sala das Sessões, conhecida como Sala dos Passos Perdidos. Por fim, na Sala das Sessões, alunos e professores tiveram o privilégio de se sentarem nas cadeiras dos Deputados, encetando um diálogo sério e esclarecedor com a guia responsável pelo grupo.

Mas a visita não poderia terminar sem assistirem a parte da reunião plenária, pelo que, às 15 horas, nas galerias destinadas ao público, puderam ver e ouvir in vivo as declarações políticas dos partidos representados na Assembleia sobre questões relacionados com o Serviço Nacional de Saúde. Para memória futura ficará a amabilidade, a simpatia e a cortesia manifestadas pela Dra. Emília Santos, deputada do PSD, que teve a gentileza de receber o grupo do Colégio D. Dinis, conduzindo-os até às galerias e esclarecendo os presentes acerca da natureza do seu trabalho na Assembleia da República.

No regresso ao Porto, alunos e professores trocaram impressões acerca da visita de estudo, tendo concluído que valeu bem a pena terem passado por esta experiência de contacto direto com a assembleia que representa todos os cidadãos portugueses.

Assembleia da República

Está em... Início Arrow Atividades Arrow Ano Letivo 2013/2014 Arrow Visita à Assembleia da República