Peça de teatro "Revela-te"

Revela-te

No dia 27 de fevereiro, às 14h30, no âmbito da formação para a educação sexual que, no colégio, nos propusemos levar a cabo, todas as turmas foram convidadas a assistir, no Teatro Sá da Bandeira, à peça “Revela-te”, a cargo da companhia Contrapalco.

Escrito por David Carronha, “Revela-te” encena a história de seis amigos que decidem passar um fim de semana diferente numa casa de praia, com o pretexto de comemorar o aniversário de Beatriz. Os medos, as angústias e os segredos são postos em causa sem nunca serem descobertos a não ser pelos próprios. Um jogo de enganos que revela o desconhecimento de quem está ao nosso lado, mesmo que seja um melhor amigo.

Este torna-se num ponto de viragem na vida dos seis adolescentes que esperam apenas o momento certo para se revelarem. São vários os assuntos abordados nesta peça: desde a imagem que cada jovem tem de si mesmo, as representações para os outros, o quadro de valores, a amizade, a sexualidade, os medos e as angústias da exposição do verdadeiro eu; as doenças que podem alterar o curso da vida, nomeadamente a leucemia reativada de uma das personagens e o medo de não regressar ao grupo de amigos e ao namorado, após o segundo internamento hospitalar. Por esta ou por outras vivências representadas, cada um foi tocado e emocionou-se mais ou menos explicitamente, também fruto do que acham poder exprimir ou ter de reprimir. “Revela-te” propõe-se repensar a forma que normalmente temos de estar na vida, dando prioridade ao que é realmente importante, a saber: aprender a dar valor ao que se tem e ser-se feliz com o que se é. No fundo, aprendermos a ser nós próprios. De resto, é aí que se acalenta a esperança de termos jovens mais saudáveis e felizes.

O grupo de excelentes atores foram da maior simpatia para com o público escolar, disponibilizando-se para quebrar a quarta parede e responder às perguntas dos alunos. Esperamos que esta tenha sido mais uma oportunidade para sensibilizar os nossos alunos para a importância da consolidação de uma psicossexualidade esclarecida, informando-os acerca de doenças sexualmente transmissíveis, do drama do aborto, de relações afetivas disfuncionais e sensibilizando-os para a importância de saberem viver uma sexualidade equilibrada para que uma vida psíquica saudável se possa construir.

Está em... Início Arrow Atividades Arrow Ano Letivo 2013/2014 Arrow Peça de teatro "Revela-te"