Atividades - Ano letivo 2014/2015

O Império - Ida ao teatro

Audotorio Gulpilhares

O IMPÉRIO – OS LUSÍADAS VS MENSAGEM

(relatório elaborado pela aluna Sofia Monteiro Ramos - 12.ºA1)

O presente relatório dá conta da ida ao teatro para assistir à representação da peça “O Império”, dramatizada pela Companhia “EtCetera Teatro”.

O referido evento, que teve lugar no passado dia 21 de janeiro, envolveu os alunos do 12º ano e do Ensino Secundário Recorrente do Colégio D. Dinis. Acompanhados pelas respetivas professoras de Português, os alunos disponibilizaram a sua tarde de uma maneira diferente, assistindo à representação da peça supracitada, no âmbito do estudo do universo camoniano e pessoano. Professores e alunos deslocaram-se de camioneta ao Auditório de Gulpilhares, em Gaia, no sentido de aprofundarem os seus conhecimentos acerca deste tema.
Assim sendo, e já instalados, assistiu-se à dramatização de “Império”, que contou com a interpretação de três atores: Luís Trigo, também diretor artístico da Companhia “EtCetera Teatro”, Ana Queirós e Daniel Pinheiro. A peça, centrada na dualidade Luís de Camões/ Fernando Pessoa, começou por apresentar três jovens que estudavam Português, mais especificamente estes dois autores mencionados. Com a desmotivação de uns e a euforia de outros, foram apresentando razões para poder existir uma aproximação a este tema, que nem sempre é apreciado da melhor forma. Começaram por esclarecer que Pessoa não copiou Camões, apresentando argumentos que o comprovavam, e fizeram uma abordagem à obra daquele grande autor do século XX, “Mensagem”, ainda a estudar. Por entre récitas de poemas da referida obra, a encenação permitiu ao público aperceber-se, desde logo, de aspetos que contemplam o título escolhido para esta peça: “O Império”.

Dito isto, poderá afirmar-se que esta visita de estudo foi uma boa forma de abordar as obras destes dois grandes autores portugueses, visto tratar-se de uma encenação lúdica, de cariz não tão formal, capaz de captar a atenção do público-alvo, os mais jovens.

Império - Ida ao teatro
10380593809116569144054896836483837793818o
Império - Ida ao teatro

Está em... Início Arrow Atividades Arrow Ano Letivo 2014/2015 Arrow O Império - Ida ao teatro