Atividades - Ano letivo 2014/2015

Visita a Mafra

No dia 4 de março de 2015, os alunos do 12.º ano e do ensino Recorrente, acompanhados pelas respetivas professoras, de ambos os polos, saíram do colégio em autocarro fretado para o efeito, por volta das 07.30h em direção a Mafra com o intuito de assistirem à dramatização de uma adaptação do romance de José Saramago, Memorial do Convento, e fazerem uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra.

Em Mafra, as atividades decorreram da parte da tarde e todos os participantes respeitaram os horários, pelo que não houve constrangimentos.

A atividade visava a sensibilização dos discentes para o estudo da obra de José Saramago que vão iniciar.

Quer o visionamento da peça quer a visita guiada ao palácio funcionaram como alavanca de desbloqueamento ao estudo da obra, despertando nos alunos, em particular nos que ainda não procederam à leitura do romance, uma curiosidade que, certamente, lhes facilitará o processo.

É opinião unânime que o apelo que os alunos farão da memória visual e auditiva resultante desta atividade será uma mais-valia aquando do estudo da obra.

Aspetos como as motivações que levaram à construção do convento, a forma como decorreu essa construção, a intenção do autor subjacente na obra, as diferentes personagens da trama e até a recorrente referência ao contraste/semelhança do tempo da ação com a atualidade são pertinentes no sentido de cativar e envolver o público discente.

No final da tarde, alunos e professoras iniciaram a viagem de regresso, animada pela música e cantoria dos participantes. Todos se mostraram satisfeitos e manifestaram o seu agrado pelas atividades realizadas.

Está em... Início Arrow Atividades Arrow Ano Letivo 2014/2015 Arrow Visita a Mafra