Visita de estudo à Assembleia da República

Visita à Assembleia da República

O programa de Filosofia do 11º ano aborda detalhadamente as relações da argumentação com a filosofia, destacando a correlação entre estas duas atividades racionais e a democracia.

Pretende-se, acima de tudo, assinalar a atualidade da crítica de Platão, na Grécia Antiga, à retórica sofística, não com o objetivo de pôr em causa as virtudes daquele sistema político mas sim com a finalidade de desenvolver nos alunos espírito crítico, distinguindo os dois usos da retórica: persuasão e manipulação. Deste modo, com vista a promover o contacto com as funções desempenhadas pela Assembleia da República, assim como perceber as relações entre argumentação persuasiva e democracia e compreender a especificidade do discurso político enquanto discurso argumentativo, no dia 11 de janeiro, as turmas do 11º ano, acompanhadas pelos professores Rui Louro Mendes, Isabel Carvalho, Bárbara Rocha, Sandra Rodrigues e Estela Silva, deslocaram-se à Assembleia da República para uma visita guiada ao Palácio de S. Bento, um encontro com deputados do PSD (que gentilmente responderam ao apelo da aluna Diana Camões, do 11ºC) e poderem assistir à homenagem a Mário Soares, falecido no passado dia 7 de janeiro, aos 92 anos.
De manhã, tiveram a oportunidade de participar numa visita guiada à Escadaria Nobre, podendo apreciar o impressionante candeeiro de 1191 Kg e com 144 lâmpadas. Deslumbraram-se com a decoração pictural do Salão Nobre dedicada à temática da expansão marítima portuguesa e conheceram a antecâmara da Sala das Sessões, conhecida como Sala dos Passos Perdidos. Passaram à Sala do Senado, utilizada para reuniões de comissões, para trabalhos dos grupos parlamentares, para sessões solenes, seminários, colóquios, reuniões internacionais e, ainda, para sessões nacionais do Parlamento dos Jovens. Na Sala das Sessões, alunos e professores tiveram o privilégio de se sentarem nas cadeiras dos Deputados, encetando um diálogo sério e esclarecedor com o guia responsável pelo grupo. Neste espaço decorreu aquele que foi, talvez, o momento mais interessante da visita: o encontro com Deputados do grupo parlamentar do PSD. Durante cerca de meia hora, professores, alunos e Deputados discutiram sobre educação (exames nacionais, métodos de seleção dos alunos para o ensino superior e currículos programáticos). A este propósito, solicitada pelo professor de Filosofia, a aluna Diana Camões registou o seguinte depoimento:
«A visita culminou com a presença dos Srs. Deputados Marco António Costa, Margarida Balseiro Lopes e Simão Ribeiro. Houve a oportunidade para se desmistificar muitas ideias relativamente ao funcionamento do Parlamento como, também, para se falar da importância dos jovens participarem ativamente nas causas públicas. Tive a oportunidade de colocar uma questão acerca do Estado da Educação em Portugal, tendo em conta a criação de um "pacto de regime" nas Políticas Educativas, já que esta área tem sido decidida com base nas ideologias político-partidárias, colocando em causa as gerações vindouras num sector tão importante para a construção da nossa identidade: a Educação. A política realiza-se através da participação cívica de cada um, não obstante as convicções de cada ser humano. Todos nós, enquanto futuros cidadãos de Portugal, podemos e devemos ter um papel ativo na nossa sociedade. Numa altura em que a democracia se encontra malograda, cabe-nos contribuir para, doravante, fortalecer o seu papel. Por fim, resta-me agradecer aos Srs. Deputados Marco António Costa, Margarida Balseiro Lopes e Simão Ribeiro, por nos terem recebido com tanta amabilidade. A presença dos Srs. Deputados foi, sem dúvida, a melhor forma de terminarmos a nossa visita guiada à Assembleia da República».
De tarde, nas galerias destinadas ao público, o grupo do Colégio D. Dinis teve o privilégio de ver e ouvir "in vivo" a homenagem que o Presidente da Assembleia da República, os grupos parlamentares e o Governo prestaram a Mário Soares.

Visita de estudo à Assembleia da República

Está em... Início Arrow Atividades Arrow Ano Letivo 2016/2017 Arrow Visita de estudo à Assembleia da República