Atividades - Ano letivo 2018/2019

Academias Gulbenkian do Conhecimento

Teve início no dia 8 de fevereiro a dinamização de uma ACADEMIA GULBENKIAN DO CONHECIMENTO no Colégio D. Dinis.

Dirigida às turmas do 10º ano dos cursos de ciências socioeconómicas e de línguas e humanidades, a Academia é dinamizada por uma equipa do G.A.S. – Porto e está enquadrada na estratégia de educação para a cidadania da escola. A 1ª fase da atividade incide no desenvolvimento de competências que numa 2ª fase do projeto poderão ser trabalhadas e orientadas para a intervenção social, no âmbito de iniciativas de voluntariado.

O projeto aposta na preparação dos jovens para um futuro que sabemos estar em acelerada transformação, capacitando-os com competências sociais e emocionais que lhes permitam lidar com a incerteza, a mudança e a diversidade, e dando-lhes ferramentas para que possam resolver problemas complexos.

As atividades estão orientadas para o desenvolvimento de cinco competências: Autorregulação; Comunicação; Pensamento criativo; Resiliência; Resolução de problemas. A metodologia que será utilizada designa-se por “Criatividade: Problem Solvers em Ação”, da autoria do Torrance Center Portugal, e será aplicada em sessões semanais, previstas para as 6ªs feiras ao final da manhã.

A recetividade dos alunos inscritos na Academia tem sido muito positiva, o que reforça a nossa convicção de que a experiência de participação neste projeto será muito positiva e enriquecedora para todos os alunos envolvidos.

Está em... Início Arrow Atividades Arrow Ano Letivo 2018/2019 Arrow Academias Gulbenkian do Conhecimento