Visita de estudo à Assembleia da República
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- Criado em 12 janeiro 2018
De acordo com o documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, “todas as crianças e jovens devem ser encorajados, nas atividades escolares, a desenvolver e a pôr em prática os valores por que se deve pautar a cultura de escola”, destacando os valores da Cidadania, da Participação e da Liberdade (“Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum”).
Ora, o Projeto Educativo do Colégio D. Dinis (Sentido Norte) pretende dar aos seus alunos “um sentido norte, uma bússola, um rumo, uma direção, mas também as competências necessárias para que os nossos alunos procurem ser cidadãos do mundo”, postulando como fundamental “que a escola/ensino não menospreze a necessidade de formar Homens e Mulheres, daí que a veiculação de valores éticos seja essencial”.
Analisando o programa de Filosofia do 11º ano, verificamos que aborda detalhadamente as relações da argumentação com a filosofia, destacando a correlação entre estas duas atividades racionais e a democracia. Pretende-se, acima de tudo, assinalar a atualidade da crítica de Platão, na Grécia Antiga, à retórica sofística, não com o objetivo de pôr em causa as virtudes daquele sistema político mas sim com a finalidade de desenvolver nos alunos espírito crítico, distinguindo os dois usos da retórica: persuasão e manipulação. Deste modo, com vista a promover o contacto com as funções desempenhadas pela Assembleia da República, assim como perceber as relações entre argumentação persuasiva e democracia e compreender a especificidade do discurso político enquanto discurso argumentativo, no dia 13 de dezembro, as turmas do 11º ano, acompanhadas pelos professores Bárbara Rocha, Estela Silva, Isabel Carvalho, Rui Louro Mendes e Salomé Cruz, deslocaram-se à Assembleia da República para uma visita guiada ao Palácio de S. Bento, um encontro com um deputado do Partido Socialista (PS) - que gentilmente respondeu ao apelo da aluna Isabela Sousa, do 11ºA - e poderem assistir à reunião plenária agendada para aquele dia.
De manhã, tiveram a oportunidade de participar numa visita guiada à Escadaria Nobre, tendo o privilégio de apreciar a decoração pictural do Salão Nobre dedicada à temática da expansão marítima portuguesa e conheceram a antecâmara da Sala das Sessões, conhecida como Sala dos Passos Perdidos. Na Sala das Sessões, alunos e professores sentaram-se nas cadeiras dos Deputados, encetando um diálogo sério e esclarecedor com o guia responsável pelo grupo. Neste espaço decorreu aquele que foi, talvez, o momento mais interessante da visita: o encontro com o deputado mais jovem da bancada parlamentar do PS, Hugo Carvalho. Durante cerca de meia hora, professores e alunos e discutiram com aquele político sobre educação e a importância da vocação política no sistema democrático.
Mas a visita não poderia terminar sem assistirem a parte da reunião plenária, pelo que, às 15 horas, nas galerias destinadas ao público, puderam ver e ouvir in vivo as declarações políticas dos partidos representados na Assembleia da República sobre o polémico caso da Raríssimas. Muitos alunos procuraram identificar tipos de argumentos e de falácias informais, estudados nas aulas de Filosofia, tendo partilhado as suas respostas com o professor da disciplina.